segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A RFB lança o curso a distância sobre a GFIP

A Secretaria da Receita Federal do Brasil oferece ao cidadão mais um curso de ensino a distância. Desta vez, o tema é a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social - GFIP . O curso visa orientar a respeito da forma de preenchimento desta declaração, capacitando o aluno a prestar corretamente as informações de interesse da RFB e da Previdência Social por meio da GFIP.

Com carga horária de 30 horas, ele está estruturado em 10 módulos e aborda aspectos relativos à folha de pagamento, compensação de receitas, 13º salário, entre outros. Há exercícios de fixação que testam o conhecimento adquirido nos módulos.

O acesso ao curso é feito por meio de download, e pode ser acessado através do link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/CursoEadGFIP.htm

Personagens de Lost e o mundo corporativo

O que LOST tem a nos ensinar sobre os negócios, veja a relação das características dos personagens principais da série relacionado ao ambiente de trabalho:


Jack


Esse perfil é eleito pela equipe como o líder, pois transmite confiança, respeito e está sempre disposto a ajudar os outros. Estes eleitos possuem mais facilidade de implantar mudanças e manter a equipe a caminho dos objetivos. Jack é um belo exemplo para o mundo corporativo.
Como são queridos pela equipe, mas ainda não possuem o aval formal da organização, podem trabalhar, em alguns momentos, com certa dose de insegurança, mas nada como um bom acompanhamento e feedback de seus superiores para se adequar. Vale à pena investir no processo de desenvolvimento desse perfil.




Sawyer



Gosta bastante de informação, possui iniciativa para as tarefas mais práticas, mas costuma ajudar os outros apenas quando também pode ser beneficiado.
Estes profissionais possuem necessidade de status. Como forma de motivar o profissional com esse perfil, ao invés de criticar, deve-se elogiar seu trabalho, premiando e citando seus resultados em público. Estas ações representam mais do que dinheiro para quem tem este tipo de comportamento e necessidade.
No mundo corporativo, se Sawyer fosse o chefe, utilizaria a autocracia para tomada de decisões. Algumas vezes soa como o engraçadinho, dando apelidos de gosto duvidosos para os outros.

John Locke


O fato de John Locke, em algumas ocasiões, preferir manter-se solitário não significa que não goste de trabalhar em equipe. Muitas vezes as pessoas precisam de um tempo para pensar e analisar seus comportamentos e estratégias. Alias, dedicar um tempo a isso é vital, pois muitas vezes vamos fazendo alguma atividade sem pensar, sem planejamento.
John é um tipo de líder muito cobiçado pelas organizações, do tipo que fala e faz, aconselha e trabalha junto com o pessoal, o que o leva a ser tecnicamente excelente nas atividades, ganhando respeito da equipe.
É um homem inteligente, bastante observador do comportamento dos demais membros da equipe. No mundo corporativo Jonh Lock seria um tipo de líder emergente, aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação específica.




Ben Linus


Este tipo de líder é necessário em empresas que estão desorganizadas, com equipes imaturas e com resultados baixos. Neste caso precisa-se de alguém que determine o que é como as pessoas devem realizar suas tarefas. Como trata-se de "apagar um incêndio" a prioridade não é ouvir as pessoas e sim definir com autoridade o que deve ser feito.
Notem que este tipo de líder tem um tempo de vida definido para permanecer na organização, que é exatamente o tempo de adequar e colocar a empresa "nos eixos". Depois disso, ele estará tão desgastado que lhe restará buscar outra empresa que esteja neste mesmo momento e, portanto precisando de seus préstimos, que, aliás, é seu ponto forte e o faz com muita competência.

Hurley


Quem não quer ser companheiro do Hurley na empresa em que trabalha? Nas organizações seu telefone toca diversas vezes ao dia, amigos querendo compartilhar acontecimentos ou convidar para mais uma saída. Hurley é o boa praça!
Acontece que os gestores tem muito receio de promover pessoas do perfil do Hurley, por recear que, ao assumir qualquer posto de maior responsabilidade que tenha que liderar pessoas, ele falhe ao não conseguir posicionar-se a frente de uma equipe de profissionais que já tenham sido seus colegas de trabalho, não conseguindo "estabelecer e cobrar" resultados.
E realmente é um fato que acontece bastante. No fim, a empresa ganha um mau líder e perde um excelente membro da equipe. Claro que isso não significa que não se deva promover este perfil de pessoas para cargos de gestão, mas faz-se necessária toda atenção neste movimento.

Kate


Não se trata do perfil mais adequado para se contar em posições de gestão ou que tenham que se relacionar matricialmente, ou seja, respondendo a mais de um chefe simultaneamente. Seguramente a "vida" destas pessoas estariam mais difíceis em termos de relacionamento, o que provoca perda de produtividade e desgastes nas relações.
Ao invés de trabalhar em projetos que dependam de resultados em equipe, o ideal é encontrar desafios em que o trabalho individual seja de maior dominância, gerando pouca dependência e contato menos estreito ou duradouro.

Sayid Jarrah


Este perfil de profissional tende a ser mais racional e imparcial - qualidades bem vindas nas decisões difíceis do dia a dia nas organizações. Acontece que isto deve ser utilizado como uma balança nas discussões, já que temos também diversas pessoas que pensam mais nos outros e menos nos resultados.
Seguidor da filosofia maquiavélica, os fins justificam os meios. Sabe controlar seus sentimentos e emoções, além de ser frio e calculista diante de um problema.

Juliet Burke



Juliet traz à tona exatamente a flexibilidade feminina que faz com que consigamos cuidar de filhos e enfrentar uma reunião com executivos, por exemplo – a dualidade de manter na alma a leveza e a força, a sanidade e a loucura.
Juliet sabe trabalhar bem com o equilíbrio, não se posicionando nos extremos, o que mostra flexibilidade e segurança. A razão dela ter ganho a simpatia do publico é porque as pessoas gostam de "justiça", de sentirem que foram tratadas por alguém "justo", mesmo que não tenha sido de bom proveito, mas que foi correto e justo.
Com este perfil, Juliet conseguiria muita coesão nas organizações, mas deve atentar para os reais momentos de crise, onde as pessoas podem abrir mão deste conceito de justiça e tentar a qualquer custo defender seus benefícios como objetivo principal. Este seria seu maior desafio.

Fonte: http://www.administradores.com.br


Agora queremos saber de você. Qual desses perfis você acha que melhor se encaixaria? Deixe sua resposta no espaço reservado para comentário